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3 motivos para se fazer análise SWOT no seu negócio

por Erivan Alves e Camila Macedo

Análise SWOT ou FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!

Quando se fala em planejamento estratégico, pensamos imediatamente em metas a cumprir, reuniões de acompanhamento e objetivos finais. Porém, é muito comum, empresas darem pouco valor ao início da jornada de planejar. O autoconhecimento é tão importante quanto as outras etapas. É a partir dele que se constrói o caminho aos resultados. A análise SWOT dá essa possibilidade. Por isso, aqui te daremos 3 bons motivos para que você faça a análise SWOT no seu negócio.

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Matriz SWOT. O que é?

Antes de falar sobre as razões de fazer a analise do seu negócio, vamos explicar brevemente do que se trata:

O autoconhecimento é fundamental para a tomada de decisões. Desse modo, a matriz SWOT é uma ferramenta criada com o objetivo de fazer com que o empreendedor conheça melhor a sua empresa como também o mercado em que está inserida.

Seu nome é um sigla que usa palavras em inglês em sua composição e significa: S(strengths) – força, W(weaknesses) – fraqueza, O (oportunities) – oportunidades, T (Threats) – Ameaças.

É uma ferramenta simples que requer respostas rápidas e diretas para ser o mais objetiva possível.

 

Pontos fortes e pontos fracos

Primeiramente, deve-se fazer uma análise interna da sua empresa ou negócio como seus pontos fortes e pontos fracos.

Enumere seus pontos fortes, saiba o por que o seu cliente escolheu a sua marca para comprar ou contratar um serviço. O que você faz de diferente? Entenda essa dinâmica.

Os pontos fracos são aqueles em que o empreendedor está falhando ou precisamente o que pode melhorar. Quais processos precisam ser adaptados para que não haja falha de comunicação? Essa é a ideia.

Porém, é importante lembrar que nem sempre devemos focar só nos pontos fracos. Gastar a nossa energia e dinheiro tentando melhorar algo que talvez não seja prático ou que não tenha retorno para você, pode não ser viável. Por isso, procure entender o porque seus clientes se mantêm sendo seus clientes, eles têm muito a ensinar.

Um tempo atrás, George Negreiros, um consultor, nosso amigo e parceiro nos dias atuais, em um momento da consultoria observou: “vocês perceberam que, em nossa discussão, a todo momento, estão buscando formas de melhorar os pontos fracos, mas não percebem o ótimo serviço que têm aqui?” Continuou: “vocês têm um número enorme de clientes aqui, o que será que vocês fizeram para eles consumirem seus serviços? Descubram!!!”

O que ele quis dizer não é que devemos negar ou esconder nossas fraquezas, mas, lembrar que todos temos muitos pontos fortes e devemos mostrar isso ao mercado. É por esses pontos que conseguimos clientes todos os dias. Com isso, reforce esses pontos e divulgue, pois, há no mercado muitas outras pessoas que têm os mesmos hábitos e preferências que seus clientes.

 

Oportunidades e ameaças

 

Essa é a análise de fatores externos que influenciam no seu negócio. Lembrando que esses fatores fogem do controle da empresa, mas o mapeamento deles traz a capacidade de reduzir os impactos, ou aproveitá-los para o crescimento do negócio.

Pensar sobre as oportunidades é estudar as possibilidades que o mercado está oferecendo e não estão sendo aproveitadas. E assim, pode até mesmo, surgir um novo produto ou serviço a ser oferecido aos clientes.

Contudo, quando falamos de ameaças, tratamos de situações que podem minar o seu negócio. Como exemplo, podemos citar a chegada de um novo e grande “player” ao mercado, a criação de novo imposto incidente sobre seu produto ou serviço, entre outras variáveis.

 

 

questionamento em sua analise swot

Então, quais são as vantagens de se fazer a análise SWOT no seu negócio?

 

Primeiramente, é que, quando se trabalha em um planejamento estratégico, o ponto de partida é tão importante quanto a chegada Com ele se tem todos os parâmetros iniciais de medição de resultados. É a partir dele que se traça a rota para o objetivo final. Assim, a matriz SWOT, ao empreendedor conhecimento sobre seu mercado e posicionamento dentro dele, bem como sobre sua empresa, fraquezas e forças.

Lembre-se que, aproximadamente, 30% das Micro Empresas, segundo o SEBRAE, não sobrevivem aos 5 primeiros anos de funcionamento, e, uma das principais razões é não conhecer bem sobre a atividade que exerce nem o seu mercado.

O segundo motivo é a possibilidade de novas estratégias podem ser elaboradas para se enfrentar o mercado e suas adversidades.

Como já dito, ao se criar o planejamento, o empreendedor não tem como prever situações peculiares, como a Pandemia do Coronavírus. Entretanto, com a matriz SWOT bem definida, um plano de ação pode ser criado com mais velocidade, tornando possível a adequação mais ágil a nova realidade que se impõe. Assim, se seu negócio consegue partir na frente dos seus concorrentes, a vantagem está ao seu lado.

A terceira e não menos importante é que a partir da matriz SWOT novos mercados podem ser explorados e novos serviços criados.

A palavra de ordem é inovação. Como inovar se não conhece bem as necessidades do mercado e a capacidade de atender a nova demanda? Portanto, a análise é fundamental para todas as modalidades de negócio.

Por isso, não deixe de fazer a análise SWOT no seu negócio!

 

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