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Você já fez o seu planejamento estratégico para 2022?

Por Erivan Alvesimportância do planejamento
O ano de 2022 já começou com algumas incertezas. Com a alta nos casos de COVID-19 e surto de Influenza, as empresas estão em estado de alerta com receio de novas medidas restritivas. Porém, aquelas empresas que têm o seu planejamento estratégico definido conseguem adequar a realidade com mais rapidez e eficiência. Há um ditado que diz que em águas calmas todo mundo nada, mas em águas turbulentas só os preparados se salvam. A máxima também se aplica ao mudo dos negócios.

Mas, você sabe o que é e como realizar um planejamento estratégico? Pois bem, é muito importante definir para que se entenda o ponto de partida.

Planejamento Estratégico é a elaboração de um plano de ações que visa atingir determinado objetivo usando ferramentas específicas para que o foco no alvo não se perca com o passar dos dias. Ele pode (DEVE!!!) ser elaborado para qualquer ponto do seu negócio, por exemplo, vendas, marketing, financeiro, estoque…

Para se definir o seu planejamento é necessário ter conhecimento de três importantes pontos:
1- Onde está;
2- Onde quer chegar, e;
3- Como chegar.

1- Onde está:

É de suma importância o conhecimento próprio e entender em que situação está o seu negócio. Para definir um caminho, se parte de algum lugar. E, qual é esse lugar? Sem essa resposta, o seu planejamento estará comprometido. Assim, dados como: quanto que fatura sua empresa, qual número de pessoas alcança, qual o meio de maior procura, entre outros vão te fazer entender a sua estrutura e marcar o ponto de partida do seu plano.

2- Onde quer chegar:

Esse é o objetivo que quer alcançar em determinado tempo. É com foco nesse ponto que o planejamento estratégico definirá meios para alcança-lo.

Tenha em mente que o objetivo deve atender a dois critérios: deve ser mensurável e possível.

Ao definir a meta , deve também ter como metrificar, pois metas amplas e genéricas não te darão possibilidade de comparar resultados com o ponto de partida como também, deixarão a equipe perdida no meio da execução.

Sua meta também deve ser atingível. Ao criar um objetivo que é impossível, provoca insatisfação e desestímulo na equipe causando resultados inversos, pois já no ponto de partida sabe-se que a meta não será alcançada.

3- Como chegar:

Como os pontos de início e objetivos já claramente estabelecidos, é aqui que traçamos a rota para o resultado vitorioso.

Normalmente, usamos algumas ferramentas para a elaboração do planejamento estratégico dando ao gestor os caminhos que permitam a confecção do plano, como a análise SWOT, SMART, e 5W2H.

Traga toda a equipe para participar da montagem do plano, com isso, consegue-se integrar e engajar o time em um objetivo construído por todos, criando uma percepção de pertencimento.

Divulgue bem o planejamento para que todos entendam o que é preciso fazer e como agir. Lembre que cada profissional é uma engrenagem e que seus resultados afetam os resultados dos demais. Por isso, uma equipe bem esclarecida em torno do mesmo objetivo, trará um resultado positivo.

Por fim, acompanhe o cumprimento de todas as etapas. O planejamento precisa ser estruturado em várias partes com reuniões estabelecidas para monitoramento, com isso se mantem o foco.

 

Não deixe para amanhã o início do seu planejamento (comece agora!!), pois 2022 já começou.

 

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